Minha experiência com o CakePHP foi intensa e por intensa entenda que passei uns dois dias e umas duas madrugadas tentando descobrir como instalar esse framework no macOS até finalmente conseguir. haha’
Com esse trauma, pensei que para instalar o Django teria a mesma dor de cabeça e não é que eu estava errada? #aleluia 🙌
Django é um framework escrito em Python que visa acelerar o desenvolvimento para web, assim como o CakePHP, mas no caso o último foi escrito em PHP, sendo mais difícil encontrar material de suporte em português, já que a comunidade brasileira não é muito engajada com o mesmo.
Voltando à instalação do Django, instalei Python 3 na minha máquina, criei um ambiente virtual e nele instalei o Django com sucesso.
Acredito que todo esse processo levou aproximadamente uma hora para ser feito, talvez um pouco mais. Mesmo assim, comparado aos dois dias e duas madrugadas da instalação do CakePHP, é possível notar uma grande diferença, não é mesmo?
Fiz alguns exercícios até partir para o meu projeto final, uma aplicação de gestão de clientes.
Editei o arquivo models.py do meu projeto para criar a classe Person que contém todos os atributos de um cliente (nome, sobrenome, idade, salário, biografia e foto de perfil).
Em seguida, rodei o comando migrate para criar a tabela do cliente no banco de dados em SQLite e segui trabalhando no CRUD da minha aplicação.
Após finalizar as páginas de listar, criar, atualizar e deletar clientes, migrei para o PostGreSQL, fiz commit da minha aplicação no Git, instalei o Heroku na minha máquina e enviei a minha aplicação para o mesmo.
Tirando alguns bugs nos arquivos pedidos pelo Heroku, esse processo final de subir a aplicação online também foi bem mais rápido do que eu imaginava, embora não tenha sido rápido. haha’
Por fim, achei o framework excelente e pretendo utilizá-lo em projetos maiores. 👍
- Meu projeto no Github: gestao_clientes.
- Minha aplicação no Heroku: gestao_clientes
Edit (11/12/2020): Aparentemente estou rodando a aplicação localmente com SQLite e no Heroku com PostgreSQL. Irei tentar migrar os dois para PostgreSQL.
0 Comentários