SEO: Saiba o que é e como usar

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SEO
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Você provavelmente já viu este termo em algum lugar, mas será que sabe o que significa?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de boas práticas para que o seu site alcance bom posicionamento nas SERPs (Search Engine Results Pages) ou páginas de resultados dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing.

Em SEO focamos na busca orgânica, ou seja, nos resultados naturais ou não pagos de um mecanismo de busca. Mais um motivo para você investir em SEO: aumentar a visibilidade do seu site pode sair de graça! 😀

Mãos de mulher digitando palavras-chave na caixa de pesquisa do Google em seu MacBook Air em cima de uma mesa de madeira ao lado de uma caneca com café.

Confesso que até pouco tempo atrás, termos utilizados em SEO como busca orgânica, SERPs, palavras-chave e microdados não faziam parte do meu vocabulário. Eu não queria “perder tempo” elaborando uma estratégia SEO porque achava que investir na criação de um layout responsivo e conteúdo de qualidade seria suficiente para alcançar um bom posicionamento nas buscas.

Foi então que, procurando um curso online gratuito para fazer durante os intervalos da faculdade, encontrei o Curso SEO Básico da Mirago e resolvi me inscrever para pelo menos saber do que se tratava.

Depois de fazer o curso, percebi que embora seja importante ter um layout que se adapte a diferentes dispositivos e um conteúdo que seja útil para os visitantes, isto não é o bastante para que um site seja facilmente encontrado.

É essencial investir em uma estratégia SEO para que o seu trabalho não fique escondido. E, ao contrário do que eu imaginava, esta estratégia começa antes mesmo da criação do site, já que, para atrair tráfego de alta qualidade, seu conteúdo e sua estrutura devem ser planejados de acordo com os conceitos de SEO.

Quer saber como implementar os conceitos de SEO na sua página?

Meninas do filme Grease cantando refrão da música Tell Me More.

Confira as dicas rápidas abaixo e comece a melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

Title Tag

Crie um padrão para os títulos do seu site e o mantenha. Aqui no blog utilizo o título do post seguido pelo meu nome.

O Google entende que a chance de uma página que contém a palavra-chave buscada no title tag ser de fato relacionada ao assunto buscado é maior. Desta forma, coloque sempre a palavra-chave do seu post ou página na title tag.

Links amigáveis

Em qual das duas URLs abaixo é possível saber do que se trata a página sem nem mesmo acessá-la?

  • https://danielamaksoud.com.br/blog/seo-saiba-o-que-e-e-como-usar
  • https://danielamaksoud.com.br/blog/?p=123

Crie URLs amigáveis como a primeira URL da lista acima, para que seus visitantes e buscadores possam compreendê-las facilmente. Aqui no blog utilizo o nome do post ou da página na URL.

Caso seu site também seja em WordPress, vá em Configurações » Links permanentes, marque a configuração comum como Nome do post e salve as alterações.

Google Search Console

Adicione todas as variações de URL compatíveis com o seu site, incluindo http, https, www e não www, como propriedades suas no Google Search Console.

Esta ferramenta oferecida pelo Google é gratuita e fornecerá informações sobre o desempenho das páginas do seu site no buscador, além de reportar eventuais erros encontrados.

A sua estratégia de SEO pode se beneficiar muito das informações desta ferramenta!

Sitemap

Um sitemap é um arquivo XML que mostra para os buscadores a estrutura do seu site, como um mapa de verdade que identifica URLs e imagens disponíveis dentro de um site.

Crie um sitemap do seu site com o programa gratuito Screaming Frog SEO Spider.

Insira a URL do seu site no spider e clique em Start.

Após a conclusão do processo de crawl, vá na barra de ferramentas e clique em Sitemaps » XML Sitemap.

Selecione a aba Images, marque a opção Include images e dê OK.

Não se esqueça de enviar o arquivo XML gerado para o diretório do seu site.

Em seguida, vá para o painel do Google Search Console e clique em Sitemaps no menu.

Digite o path do arquivo XML no seu site.

E pronto! Seu site agora possui um sitemap. 😀

Além destas dicas, existem várias outras para elaboração de um projeto SEO. Recomendo fazer o Curso SEO Básico da Mirago para que você compreenda como utilizar a pesquisa de palavras-chave no processo de criação da estrutura e do conteúdo do seu site.

Espero que as dicas sejam úteis e caso queira compartilhar alguma, basta comentar. 😉

Obs.: No próximo post de SEO falarei sobre microdados, como e por que incluí-los em um site.

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