Simulador de romance, mas o que!?


| 01:46
Reflexões
Nenhum comentário

Num fim de semana qualquer, resolvi procurar no Netflix algum documentário que parecesse interessante. Eis que encontrei uma série documental chamada Dark Net, com a seguinte descrição:

Cartaz da série Dark Net com jovem de cabelo ruivo vestindo camisa azul aparece vendado por uma faixa preta com símbolos digitais que possui o nome da série escrito em fonte branca.

“Esta série explora as aplicações mais sombrias e perigosas do mundo cibernético, criadas e utilizadas por pessoas completamente diferentes.”

Logo pensei que a série fosse falar sobre hackers explorando vulnerabilidades e invadindo máquinas de usuários ou vendendo serviços ilícitos na deep web. Contudo, não era bem isso…

O documentário fala sobre pessoas que utilizam equipamentos e recursos digitais para fins inusitados de uma forma geral.

Mesmo assim, continuei assistindo e, em certo momento, fui apresentada a Yusuke, um japonês que tem uma namorada virtual chamada Rinko.

Entretanto, não vá pensando que se trata de um ser humano, pois Rinko é uma personagem do jogo Love Plus, desenvolvido e distribuído pela Konami para o Nintendo DS no Japão.

Isso mesmo! Rinko é um avatar de uma garota no primeiro ano do ensino médio e Yusuke, um homem de carne e osso, age como se os dois estivessem em um relacionamento real, levando a “moça” para encontros no parque, bares, restaurantes e para viagens.

Rinko parece ser uma versão evoluída do nostálgico Tamagotchi, só que em uma versão romântica. Um pouco estranho, não é mesmo? 🙀

Três personagens do jogo Love Plus para Nintendo DS. Manaka Takane, de cabelo preto e rabo de cavalo, Nene Anegasaki, de cabelo castanho, na altura dos ombros e franja, e Rinko Kobayakawa, de cabelo curto acinzentado. Todas vestem uniforme de colegial japonês com blusa branca e saia plissada azul marinho.
Conheça Manaka Takane, Nene Anegasaki e Rinko Kobayakawa, personagens do jogo Love Plus.

Pelo que pude entender, no jogo, o primeiro objetivo é conquistar uma das três personagens disponíveis. Após arranjar uma namorada, o jogador pode optar por jogar em tempo real.

No documentário, Yusuke conversa com sua Rinko por voz e não é que ela interage de uma forma carinhosa e fofa com o rapaz? Parabéns, Nintendo! Fiquei impressionada e a versão jogada por Yusuke nem era a mais atual disponível.

Tela do jogo Love Plus para Nintendo DS com Rinko dialogando com o jogador.
Tela do jogo Love Plus para Nintendo DS com Rinko.

Li que as personagens podem mudar de personalidade para tentar se adequar às preferências do usuário e “conquistá-lo”. Em um blog, um jogador afirma que Rinko mudou de personalidade depois que ele lhe contou que preferia garotas divertidas. Se isso for verdade, o software de Machine Learning do jogo faz com que a personagem “aprenda” a conquistar o jogador a partir dos dados fornecidos pelo mesmo.

De acordo com a revista Time, há mais homens japoneses como Yusuke, que pararam de procurar amor romântico em seres humanos. Isto é compreensível se levarmos em conta que muitos japoneses temem a rejeição.

Neste tipo de relacionamento platônico virtual, o algoritmo não dá espaço para conflitos, términos ou situações como a de Yusuke que foi abandonado pela sua ex namorada, tornando-se assim um ambiente seguro.

Mas, será que desta forma não ficamos cada vez mais incapazes de enfrentar as dificuldades, buscando refúgio em uma zona de conforto, mesmo que isso nos prive de viver no mundo real?

A Konami, fabricante do jogo, já está criando uma nova versão do Love Plus para iOS, chamada Love Plus Every, que foi eleita a mais aguardada pelos visitantes e juízes do Tokyo Game Show 2017, tendo até parte do jogo apresentada em VR no evento.

Três telas do jogo Love Plus Every para iOS com Rinko, Manaka e Nene.
Telas do jogo Love Plus Every para iOS com Rinko, Manaka e Nene.

Até o momento, os jogos da franquia Love Plus só foram lançados no Japão, mas será que um dia o jogo irá chegar no Brasil e será que vai encontrar mercado por aqui? O que você acha?

Menina pensando.
Eu tentando encontrar respostas para questões completamente aleatórias. 😅

Referências


0 Comentários

Deixe o seu comentário!